Tratamento Inox - Instruções e conselhos



Decapagem
É um termo bastante usado, sendo as vezes usado descrever todo o processo, mas no contexto do próprio procedimento, deve ser usado para se referir ao processo da gravação de uma superfície ou remoção de metal, óxidos metálicos ou impurezas da soldadura na superfície no inicio da limpeza ou no tratamento.

Também é eficaz na exposição de qualquer inclusão de corpos estranhos que possam existir.


  • C&AInox - Pasta Decapante | Normal | Suave | Extra


Passivação

O uso deste termo refere-se ao tratamento que torna as superfícies metálicas menos propensas à decomposição do hidrogénio peróxido. O termo está normalmente ligado a metais "formadores de película" e refere-se a reparação ou ao fortalecimento do filme de óxido que protege estes metais da corrosão - como no caso do aço inoxidável(e alumínio).


  • C&AInox - Passivante


Condicionamento
É o processo de melhoramento de compatibilidade principalmente aquando em contacto prolongado com peróxido de hidrogénio envolvente, em alguns casos, particularmente com aço inoxidável,  são usadas mudanças severas de solução(ou acréscimo de concentração) para obter  melhoramentos graduais de compatibilidade.


Soluções de tratamento

Os seguintes pontos são notas das soluções usadas para o tratamento químico. É recomendado que os tanques e recipientes usados para a soluções sejam de aço inox austenítico excepto quando referido o contrário.


Água da rede

O teor de cloreto da água deve ser inferior a 50 mg/litro de Cl, o pH deve estar entre 7 e 8 e deve ser livre de ferro. Se água desta qualidade não estiver disponível para uso, deve ser então usada água desmineralizada

Soluções de desengorduramento / limpeza

As soluções recomendadas são:


  • C&AInox - Concentrado Desengordurante


Solventes
O uso de solventes deverá ser restrito a peças metálicas muito gordurosas em suspensão. Devido aos seus efeitos tóxicos graves, o benzeno tal como o solvente não deve ser usado.


Ácido nítrico
Recomenda-se uma solução de 33% p / p esta deve ser composta pela diluição de ácido nítrico concentrado. A força deve ser verificada com frequência, particularmente se os recipientes forem usados ​​ao ar livre. O SG deve ser 1.21 ou 42 ° twaddell. O ácido nítrico deve estar livre de contaminação por mercúrio.


Água desmineralizada

Pode ser utilizada água desmineralizada ou água destilada.


Peróxido de Hidrogénio
- Para lavagem / como estabilizador: - solução de 1% a 3% p / p.
- Para testes de compatibilidade - solução de 33% p / p.


Para tais soluções, o grau apropriado de peróxido de hidrogénio deve ser usado. A diluição deve ser feita por água isenta de cloretos (destilada ou desmineralizada).



Decapagem


Solução de decapagem

Esta solução é muito corrosiva e deve ser contida num vaso de plástico.


A composição é a seguinte:

Fluoreto de sódio - 45g/litro
Ácido nítrico concentrado - 100g/litro


Pasta de decapagem
Polinox PN da Anopol (Polygrat) Limited, Birmingham



Precauções de Segurança


Ácido Nítrico
O ácido nítrico deve ser manuseado com cuidado e os fumos do ácido não devem ser inalados. Uma boa ventilação é essencial.

As pessoas devem usar roupas de protecção, incluindo protectores faciais e óculos, avental resistente ao ácido, luvas de protecção e botas de borracha. O uso de um respirador é necessário ao pulverizar ácido nítrico num espaço confinado.

A diluição de Ácido Nítrico, quando necessário, deve ser realizada adicionando o ácido à água NÃO água ao ácido.


Solução de Decapagem
A solução de decapagem referida na secção 2.7.1 deve ser tratada com cuidado e os fumos evoluídos não devem ser inalados, pois são tóxicos. Sendo que as pessoas que manipulam esta solução devem usar protecção conforme referido na secção 3.1.


Locais de aviso e comportamento

A área de limpeza química deve ser sinalizada  com sinais de alerta (Por exemplo, "Produtos químicos perigosos", "Proibida a entrada não autorizada", etc.). Nenhuma substância não autorizada deve ser passada para drenagem. Os materiais ácidos devem ser reciclados e, numa fase final, descartados para um sistema de efluente autorizado. É proibido fumar / foguear, uma vez que o hidrogénio evoluiu durante o tratamento químico podendo causar uma explosão.


Permutadores de Calor - Limpeza Especial

- Inspeccionar visualmente o interior e remover detritos soltos, excesso de sujeira, etc., escovando, puxando, etc., até ao ponto que a construção permite.

- Montar cabeças com juntas definitivas. Proteger com placa de polietileno ou PVC em todo o seu diâmetro. É permitida a carga e a descarga da solução de limpeza e ventilação, quando necessário, usando os melhores métodos.

- Se a bomba e a tubulação flexível estiverem disponíveis, o método ideal é circular o detergente líquido quente através do permutador. Se nenhum desses equipamentos estiver disponível, suporte o Permutador numa boa orientação (isto é, vertical, Horizontal, inclinado, etc.) e passe o detergente. Solte  as flanges para descarregar a solução de detergente conforme o necessário.

- Lave com água da rede para remover todo o detergente. Aperte as tampas principais.

- Secar com calor externo para assegurar a não existência de humidade.

- Selar todas as aberturas restantes com PVC ou polietileno


Permutadores de Calor - Passivação

- Execute o procedimento 5.2.1 - Permutadores de calor - Actividade especial de limpeza 5.2.1.4.

- Encha com 33% p / p de ácido nítrico e deixar num mínimo de 5 a 6 horas, e num  máximo 24 horas (de preferência 10 a 12 Horas).

- Esvazie e lave bem com água da rede e de seguida com água destilada ou desmineralizada.

- Teste com papel de girassol azul.

- Secar sempre que possível com um pano branco limpo sem fiapos.

- Enrosque todas as juntas e sele todas as aberturas com PVC ou Polietileno.


Canalização

Nota. Para projectos com quantidades relativamente grandes de tubagens envolvidas, é necessário criar um sistema pelo o qual a tubagem (tenha sempre o mesmo comprimento) é identificada e o seu estado de tratamento registado durante todo o procedimento. A razão para tal é que, para grandes quantidades que também envolvem porcas, parafusos, flanges soltas, o melhor tratamento a realizar será o banho de imersão.

A gravação, em qualquer caso, é necessária para manter um programa de trabalho e para estabelecer um sistema de pagamento (quando apropriado) por submissão para o inspector nomeado para a sua assinatura.

As marcas de identificação para os tubos devem incluir o furo nominal, o cronograma, o tipo de aço inoxidável, o vazamento e o número do desenho. As marcações devem ser aplicadas directamente no tubo de forma não degradável. Os itens pequenos devem ser identificados individualmente ou em massa por uma etiqueta com fio de aço inoxidável.


 Canalização - Limpeza Especial

- Toda a canalização associada com peróxido de hidrogénio deve ser limpa para este procedimento.

- Inspeccione visualmente a sujidade e remova por purgação do vapor, se possível.

- Submergir o(s) tubo(s) em detergente quente (50 ° C) por 15 minutos. Remova o tubo do detergente. Esfregue dentro do tubo com o depurador de plástico para remover a graxa da superfície. As formas mais complicadas podem não ser adequadas para a imersão em banho de detergente. Sendo assim a limpeza a vapor, predomina e a tarefa de esfregar detergente exigirá que seja efectuado por métodos de atracção.


Siga-nos...

Facebook Youtube Twitter


Reuter
Gerima
Orbitec
As Scholer+Bolte
Dumeta
Makita
Metabo
Ks Tools
Beta
YG
Volkel
Starrett